quarta-feira, setembro 14, 2011

O Caminho da Salvação



O CAMINHO DA SALVAÇÃO
Na Bíblia Sagrada estão escritas as seguintes palavras de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, o Filho de Deus: "Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim."(1) Nesta conhecida e importantíssima asserção, o Divino Mestre e Redentor identifica-se com o caminho da vida eterna, o verdadeiro e único caminho da salvação, o caminho do Céu, o caminho de Deus.
Caminho é uma vida de ligação, de comunicação, de condução; é um meio que nos leva a determinado lugar. No sentido espiritual e bíblico, Cristo – o Filho do Deus vivo(2) – é o meio de ligação com o Céu, de comunicação directa com o Pai,(3) de condução segura à bem-aventurança eterna. O Senhor Jesus, isto é, Sua pessoa e obra, é a "escada de Jacob"(4) que o Eterno lançou na Terra a fim de o pobre pecador, destituído da glória de Deus,(5) atingir as célicas moradas.(6)
Nos desertos infindáveis da vida existe uma vereda santa, um caminho glorioso. Entre tanta confusão e incerteza (o mundo é um labirinto de pretensos meios salvadores) descortina-se o estreito caminho da vida – Jesus Cristo. Muitos evitam-no por ser espiritualmente apertado e pedregoso, preferindo as largas e confortáveis avenidas do conformismo e do pecado, ignorando a advertência divina: "Há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte."(7)
Regra geral, o ser humano é propenso a deixar-se influenciar pela aparência das coisas. Por esta razão e por amor à vida cómoda, fácil, despreocupada, busca as estradas amplas e bem pavimentadas da religião perfunctória ou as auto-estradas do materialismo e do indiferentismo para com as coisas espirituais. Com efeito, tudo quanto seja agradável à vista, satisfaça as concupiscências carnais ou excite meramente os sentimentos duma religiosidade superficial, é buscado por numerosas pessoas.
Como as alamedas da voluptuosidade, da fama, da riqueza, do sucesso são vistosas e aprazíveis, o "homem natural",(8) por não poder discernir as coisas do Espírito de Deus, opta por elas. Não importa que o fim seja a infelicidade, o salto nas trevas eternas, o juízo divino, desde que se saciem os efémeros apetites da carne...
Está comprovado que o homem sem Cristo não suporta a Lei Divina. Ele não quer sujeitar-se à "boa, agradável e perfeita vontade de Deus",(9) visto considerar o caminho do Senhor e os Seus mandamentos pesados.(10)
Finalizamos este apontamento com a prece sincera, piedosa e ardente do salmista: "Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos; e vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno."(11)

0 comentários:

Postar um comentário

Converter um documento em PDF

Convert a document to pdf
Upload document The url of a document
Choose a document

Email (The pdf-file will be sent to this e-mail address)

Free PDF Creator

Nosso endereço no Mapa